Estilo
de vida aumenta a cada dia o índice de mulheres com problemas
cardíacos
Confira
a entrevista exclusiva com a nutricionista Adriana Alvarenga
no II FORUM DE PESQUISA E NUTRIÇÃO na cidade de
Salvador.
1.
A incidência de problemas cardíacos em mulheres
está aumentando?
Há alguns anos, os homens eram as principais vítimas
dos problemas cardíacos. Mas a correria, estresse e,
principalmente, programa nutricional das mulheres são
responsáveis por um número cada vez maior de pacientes
femininas nos consultórios.
2. A alimentação é fundamental
para a saúde cardíaca?
Há certos alimentos compostos por nutrientes e compostos
fitoquímicos que reduzem os níveis do mau colesterol
(LDL) e evitam a sua oxidação. O LDL penetra nas
paredes dos vasos sanguíneos, onde é oxidado pelos
radicais livres, acumulandose em forma de placas de gordura
que obstruem os vasos. Daí a importância dos nutrientes
e compostos com ação antioxidante e hipocolesterolêmicos
que ajudam a reduzir e evitar essa oxidação. A
chamada “correria dos tempos modernos” faz com que
as pessoas cada vez mais consumam produtos com altos índices
de gordura total e saturada, provenientes de alimentos de fontes
animais e pobres em fibras. As pessoas deveriam dar preferência
em consumir carnes magras, leite desnatado e seus derivados,
por exemplo. Além disso, ainda é tímido
o habito de consumir alimentos funcionais, que têm ação
benéfica comprovada para o coração, como
a soja, os peixes ricos em ômega 3 (salmão, sardinha),
os cereais integrais e as fibras solúveis.
3. Estão sendo priorizados cardápios mais
saudáveis para promoção da saúde?
Por conta dos crescentes males à saúde não
apenas entre mulheres, mas também homens e crianças,
o padrão de nutrição no século XXI
prioriza cardápios com escolhas mais saudáveis,
a fim de promover o bem-estar e sustentar os sistemas orgânicos.
Esse conceito recomenda uma dieta com mais alimentos de origem
vegetal. Segundo estudos, a ingestão de vegetais, combinada
com a prática de exercícios regulares, ajuda a
manter um peso saudável além de reduzir o risco
de doenças cardiovasculares e também diabetes
e obesidade. A soja é considerada um alimento muito importante
para a manutenção da saúde e prevenção
de problemas dessa natureza. Os orientais já conhecem
os benefícios desse vegetal para a saúde há
milênios, mas somente nos últimos anos, o Ocidente
passou a considerar a soja como alimento funcional, aquele que,
além das funções Estilo de vida aumenta
a cada dia o índice de mulheres com problemas cardíacos
nutricionais básicas, produz efeitos benéficos
à saúde, sendo seguro para o consumo sem supervisão
médica. A soja é um dos alimentos mais completos
e quase todos os seus nutrientes e compostos fitoquímicos
atuam prevenindo os riscos de doenças cardiovasculares.
A soja possui uma maior proporção de gordura saudável,
a poliinsaturada e é pobre na do tipo saturada, contém
proteína com ação redutora do mau colesterol,
além de isoflavonas e vitamina E, que possuem efeito
antioxidante, diminuindo a oxidação do LDL. Além
disso, também é um alimento rico em fibras.
4. A eficácia da soja já é reconhecida
cientificamente?
O FDA (órgão norte-americano que fiscaliza e regulamenta
alimentos e medicamentos) reconheceu cientificamente a eficácia
da soja na redução do colesterol e, conseqüentemente,
na diminuição dos males cardiovasculares. A recomendação
do FDA para diminuir o colesterol e as doenças cardiovasculares
é 60 g de grãos por dia ou 25 g de proteína
de soja. É bom ficarmos atentos às escolhas, porque
alguns produtos apresentam perdas nutricionais importantes do
grão original ou então possuem quantidades irrisórias
que não atingem as indicadas pelo FDA.
Web site: Nutrição em Pauta
Dra. Adriana Alvarenga
Nutricionista Funcional
Conheça
o SynerProTein
Para
voltar ao menu anterior clique aqui!